Márcio Triachini Codagnone é graduado em educação física pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, pós graduado em Arte Educação pela Univale, trabalhou de 2001 em vários locais de Londrina pelo programa Rede da Cidadania da Secretaria Municipal de Londrina lesionando Capoeira no Centro Integrado de Apoio ao adolescente infrator (CIAADI), Jardim Maracanã, CAIC Zona Sul, Centro Cultural Alberto Luppi na Zona Norte, foi preparador físico e bailarino no espetáculo Capoeira Expressiva Uma Cosmogonia Cultural de 2001 a 2004. Foi Conselheiro Municipal de Cultura como representante das Artes de Rua que englobava a Capoeira e o Hip Hop com mandato de 2002 a 2003.
Atualmente atua como educador de Capoeira do Centro Social Marista Ir. Acácio onde leciona desde 2005, desde 2009 participa do projeto de Street Dance a “Rua Danç a Cidade” acompanhando o grupo em festivais internacionais de danç de Joinvile Santa Catarina e Passo de Artes em Indanhatuba no interior de Sã Paulo onde foi preparador fíico e bailarino no espetáulo “Escolhas” no ano de 2010. Em 2011 continua atuando como professor de capoeira do grupo.
Formado em 2004 pelo então professor de capoeira Robson Borges Arantes no Conjunto Ernani Moura Lima na cidade de Londrina Paraná, teve como idéia a realização de um Centro de Cultura Popular para divulgação da Arte da Capoeira, bem como, manter um dialogo com outras expressões culturais entre elas: Música, Teatro, Dança etc. No inicio o grupo é formado por discidentes do grupo Flor do Mar que por motivos ideológicos resolvem trilhar outros caminhos. A partir desta perspectiva, Robson inicia-se no curso de pedagogia e participa paralelamente de um projeto chamado Berimbau da Cidadania apoiado pela Secretaria Municipal de Londrina que teve inicio em 2001.
Este curso contribuiu para união de vários grupos da cidade entorno de um objetivo, ver a capoeira como um instrumento de transformação social e de educação. Neste projeto participavam várias linhagens de capoeira o que possibilitou o encontro entre professores de capoeira da cidade e na época conhecidentemente entre o graduando em Educação Física e professor de Capoeira Márcio Triachini Codagnone. A partir deste momento o grupo Quilombo por motivos determinados interrompe momentaneamente suas atividades, os caminhos profissionais dos professores se distanciam, mas a amizade continua. No ano de 2008 novamente eles voltam a trabalhar juntos em um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, chamado Gingando em Londrina que teve duração até o ano de 2009 de onde nasce a vontade de
criar um grupo tornando-se frequente está ideia nas conversas. No mesmo ano a vontade sai do papel e o Quilombo é reativado, o nome é mantido pela força histórica da palavra e pelo ideal filosofico embutido. A partir daí o grupo resurge com outra roupagem e com novos fundamentos é a junção da Capoeira com a pedagogia e Educação Física.
Breve Curriculum dos Profissionais